Fases

As Fases do Projeto

As Fases do Projeto

As alterações paleogeográficas, paleoambientais levaram ao desaparecimento de vários ecossistemas entre 8000/5000 BP

As fases do projeto Espaço & Tempo:

Levantamento e compilação da informação dos contextos regionais já conhecidos e intervencionados, cronologicamente balizados entre o 6º e 3º milénio a.n.e, realizando análises comparativas da cultura material e efetuando modelos de povoamento de outros casos suprarregionais (Torres Vedras, Mafra/Sintra).

Início da caracterização geomorfológica, topográfica, geológica e paleoambiental da região através da compilação de dados e que permitirão entender alguns factos impeditivos, da ausência das realidades arqueológicas destas cronologias. A avaliação territorial pode desempenhar um papel importante no estudo das sociedades pré-históricas como um método para estabelecer a área de captação de recursos, onde os fatores ambientais, desenvolvimento tecnológico e estruturas sociais e económicas, deverão ser considerados nessa avaliação territorial. Pretende-se construir a paisagem pretérita através de fontes históricas e indícios arqueológicos, não esquecendo o uso de um método de abordagem geomorfológico, que ajudará a entender esse registo arqueológico, principalmente em realidades geomorfológicas complexas.

Realização de modelos preditivos, sabendo que os mesmos serão uma ferramenta essencial para este projeto. Serão considerados os fatores como limitações físicas, restrições geomorfológicas e dispêndio de tempo em busca de bens essenciais, filtrando assim uma amostra mais fina quanto às estratégias de ocupação.

Com base desses modelos preditivos, irei realizar campanhas sistemáticas de prospeção, seguindo as metodologias de análise de terreno Roberts, B. K., bem como as metodologias descritivas. Prevêem-se prospeções integrais nas áreas onde irão ser realizadas as escavações arqueológicas.

Realização de escavações arqueológicas previstas em sítios com características distintas, mas com o mesmo objectivo: Caracterização crono-estratigráfica; Delimitação da área de ocupação; Recuperação de amostras para possíveis datações absolutas e estudos paleoambientais. Entender as dinâmicas de povoamento.

Processo de análise dos dados, compilando a informação proveniente do enquadramento regional e do estudo de Peniche. O mesmo resultará na possível identificação das várias estratégias de ocupação, com as devidas problemáticas regionais, do 6º milénio ao 3º milénio a.n.e.

O Projeto

Iniciado no ano de 2021, o Projeto Espaço e Tempo, arqueologia e Paleoambiente, na Região de Peniche tem a duração de 4 anos.

As Etapas

Este projeto é constituído por seis etapas distintas de estudo arqueológico.

A Equipa

Constituído pelo responsável do projeto e suas coordenadoras científicas.

Direitos autorais das imagens reservados á associação

Patrimonium – Centro de estudo e defesa do património da região de Peniche

Copyright © 2021 Espaço e Tempo. All rights reserved. Privacy policy. Design to attract.